Clínica Médica: A Especialidade Que Estuda E Trata Patologias No Geral

· 2 min read
Clínica Médica: A Especialidade Que Estuda E Trata Patologias No Geral

O clínico geral acompanha o paciente não só nos momentos de adoecimento, mas também quando não existe nenhum sintoma. O que não acontece com os especialistas que muitas vezes possuem uma longa fila de espera. É preciso conhecer não só os conceitos técnicos da medicina, como as diferenças culturais, psicologia, comunicação humana, processos de aceitação da morte  e mecanismos de defesa. Não se trata, no entanto, de romantizar a figura do clínico geral como uma pessoa compreensiva e calorosa.

  • Se uma pessoa tem náuseas, vômitos e dores no estômago de maneira contínua, por exemplo, é recomendado que ela procure um gastroenterologista, que é o especialista em doenças no trato digestivo.
  • Condição grave e que pode causar graves problemas de saúde se não for tratada corretamente.
  • O objetivo de um paciente quando procura ajuda médica é muito provavelmente resolver algum problema imediato ou se prevenir de possíveis doenças.
  • Outro ponto que merece ser mencionado é que a Medicina está na lista das profissões mais estressantes do mundo.


Após formalizar a contratação do novo profissional, não se esqueça que o recepcionista estará em período de adaptação.  visite o link , mantenha-se focado em  realizar treinamentos e oferecer feedbacks diários. A atenção inicial é fundamental para que o novo funcionário mantenha-se engajado, evitando assim a rotatividade de profissionais. Assim como a empatia, a paciência e inteligência emocional são fundamentais para o cargo de recepcionista de clínica.

O Que Faz Um Clínico Geral?



Atendimento pessoal – Uma recepcionista de clínica médica deve ser proativa e carinhosa. Assim, deve ser bem treinada, capacitada para trabalhar com pessoas que precisam, antes da consulta, detranquilidade e conforto, pois ali estão procurando solução para suas dores e angústias. Dessa maneira, é ela que deverá criar e manter um ambiente agradável e convidativo, a fim de que o paciente se sinta amparado, com a expectativa de ser bem atendido.

Clínica Médica: A Porta De Entrada Para A Saúde


São responsáveis pela primeira impressão da empresa e, caso o paciente não tenha uma boa experiência, ele provavelmente não voltará ao estabelecimento. E para isso ele deve ter disposição para viver continuamente junto ao desconhecido. Isso é fundamental para o desenvolvimento contínuo de sua capacidade de discernimento. No desenvolvimento de sua experiência, o clínico busca a objetividade na amplitude, no todo complexo do indivíduo, imerso  em seu contexto social, econômico e cultural. Busca precisão na incerteza; procura o todo, mas se atenta aos detalhes.




Ele solicita exames,  avalia o estado de saúde, prescreve os medicamentos e faz encaminhamentos. O paciente conveniado pode contar com ele para acompanhar recém-nascidos, adolescentes até idosos. Ele fará um atendimento mais personalizado, que é uma de suas atribuições. O médico de família fez residência nessa área, e atua de forma mais integral.